QUEM SOMOS

O projeto Docentes Livres foi idealizado por um grupo de professores do ensino superior interessados na superação das dificuldades contemporâneas enfrentadas pelos educadores no Brasil. Os desafios educacionais são tremendos, desde aspectos relacionados com a qualidade dos processos de aprendizagens, passando por questões de políticas públicas para o ensino, sem esquecer da não valorização e da precarização da carreira profissional docente, entre outros obstáculos.

 

Dada tal premissa, tornamo-nos uma proposta alternativa ao establishment educacional. A intenção foi promover, presencialmente e/ou online, uma experiência de alta qualidade aos educand@s das diversas áreas do conhecimento humano, notadamente pela via da comunicação livre e direta entre professor@s e alun@s.

 

A perspectiva dos Docentes Livres é dotar de autonomia os atores educacionais (educad@r e educand@) fornecendo um ambiente de aprendizagem, presencial e/ou digital, condizente com as melhores práticas de ensino e com o conhecimento técnico-científico. Acreditamos que o contato direto, sem atravessador, entre aquel@s que detém o conhecimento e aquel@s que buscam o conhecimento, fará avançar os processos de aprendizagem e a própria dignidade dos envolvidos com a educação no Brasil.

 

MISSÃO

Contribuir com a evolução da sociedade via educação, especialmente promovendo o livre diálogo e a troca de competências entre os atores educacionais.

 

VISÃO

Constituir uma comunidade de trabalho em rede comprometida com o livre pensar, com a construção e a propagação das melhores práticas e conhecimentos científicos no âmbito nacional e internacional. 

 

VALORES

- Amor ao conhecimento

- Valorização do trabalho humano

- Autonomia educacional e profissional

- Ética

- Respeito às diferenças